Lideranças comunitárias de Palmas debatem ética e responsabilidade social em palestra com o Ministério Público
Nesta última terça-feira (24), o auditório da Escola Almirante Tamandaré, em Palmas, foi palco de um importante debate sobre o papel das lideranças populares na capital. A palestra “Responsabilidade do Líder Comunitário”, ministrada pela promotora de Justiça Márcia Mirele Stefanello Valente (30ª Promotoria de Justiça do Tocantins), reuniu presidentes de associações e representantes do poder público.
Nesta última terça-feira (24), o auditório da Escola Almirante Tamandaré, em Palmas, foi palco de um importante debate sobre o papel das lideranças populares na capital. A palestra “Responsabilidade do Líder Comunitário”, ministrada pela promotora de Justiça Márcia Mirele Stefanello Valente (30ª Promotoria de Justiça do Tocantins), reuniu presidentes de associações e representantes do poder público.
Foco na Participação Cidadã
Durante o evento, a promotora Márcia Mirele abordou temas essenciais para a gestão comunitária, como:
- Ética e Transparência: A conduta esperada de quem representa os interesses do bairro.
- Políticas Públicas: Como os líderes podem atuar na ponte entre a comunidade e o Estado.
- Fortalecimento Institucional: A importância da organização coletiva para o desenvolvimento social.
Articulação e Parcerias
A iniciativa foi organizada por José Alan, presidente da FACOMP e da Comissão Eleitoral do COMAM. Para ele, o objetivo central foi incentivar uma atuação mais técnica e responsável dos líderes frente aos desafios das comunidades palmenses.
O encontro contou ainda com a presença de figuras estratégicas para o movimento, como:
- Mauro Antônio Alvara Lacerda, Secretário de Articulação Comunitária de Palmas;
- Karine Alves Gonçalves Mota, coordenadora do curso de Direito da FASEC.
Compromisso Social
O evento reafirma a necessidade de um diálogo constante entre a sociedade civil organizada e as instituições públicas. Ao capacitar os presidentes de bairro, o movimento comunitário ganha força para reivindicar melhorias e garantir que os direitos dos cidadãos sejam plenamente atendidos na capital.
